Fonte da Palavra

-
Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal

João Gouveia

Autores > J - L

Debuxos
por João Gouveia
Saiba mais clicando aqui

João Gouveia nasceu em Abril de 1963 em Lisboa. Durante os primeiros vinte e cinco anos de sua vida residiu em Vila Nogueira de Azeitão, mantendo uma forte ligação à cidade de Setúbal onde concluiu o ensino secundário no antigo Liceu. Licenciou-se em Matemáticas Aplicadas, trabalhando desde 1987 em Tecnologias de Informação, sempre em empresas sediadas em Lisboa. Reside actualmente na Ericeira. Apesar da sua vida profissional o absorver profundamente, encontrou na poesia, que considera uma via possível, o veículo para partilhar filosoficamente as suas incertezas e dúvidas sobre as forças que influenciam a vida, arriscando deslindar, quiçá, nessa forma de expressão também algumas respostas.
Em Outubro de 2009 publicou o seu primeiro livro de poemas sob o pseudónimo de Teófilo Velho, intitulado Partiste Sem me Olhar. Uma colecção de versos inspirados em algumas das provas que lhe surdiram durante a vida, também uma homenagem a uma pessoa que partiu sem uma oportunidade de existência.
Manteve-se fiel à força condutora e filosófica da sua poesia, tendo escrito o seu segundo livro, publicado com o título O Gnómon de Deus, onde pretende evidenciar com a profundidade das suas interrogações as inseguranças que o acompanham na relação entre o bem, o mal e Deus.
Sendo um apaixonado pela imagem, obtém da fotografia que pratica uma fonte de inspiração. A partir das suas bases desenvolveu um trabalho que denomina de Debuxo, reproduzindo sobre tela esboços de desenhos de lugares e coisas com significado quotidiano.

O Gnómon de Deus
Autor: João Gouveia
ISBN: 978-989-667-030-6

Inclui áudio-CD com todos os poemas
15,00 € Adicionar

Atualizado em: 12-09-2014


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal