Fonte da Palavra

-
Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal

Regina Gouveia

Autores > N - R

Nascida a 6 de Outubro de 1961, Regina Gouveia iniciou uma carreira profissional como professora do ensino primário (1.º CEB) em 1983. Já licenciada em Comunicação Social, integrou em Fevereiro de 1998, no mesmo mês em que concluiu o seu mestrado em Ciências da Comunicação, o corpo docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda, onde ainda exerce funções.
Dando continuidade às investigações antes empreendidas, escolheu centrar na imprensa periódica da Beira Interior o projecto com que obteve em 2004 o grau de doutorada, tendo estudado «A Interação do Universo Político com o Campo da Comunicação» antes e durante a 1.ª República.
Num livro recentemente publicado, mais dedicado ao periodismo republicano e intitulado «A Imprensa Beirã em Tempos de Mudança», destacou a capacidade de alteração do estado social e do regime político, da Monarquia para a República, num contexto marcado por combates simbólicos em que os actores integravam elites locais e os instrumentos eram sobretudo os jornais.
O estudo do papel essencial que certos líderes assumiram através da imprensa no progresso espiritual e material da Região, na agregação de camadas mais vastas da população aos seus ideais, permitiu-lhe ter conhecimento dos principais arautos republicanos com origens na Beira. Um deles foi Feio Terenas, protagonista de ação social e política muito relevante no tempo, dos maiores a nível nacional, e, ainda assim, tão negligenciado pelas gerações vindouras.

Feio Terenas - O Idealista Convicto
Autor: Regina Gouveia / Sandra Terenas
pág: 212
ISBN: 978-989-667-105-1
18,00 € Adicionar
A Imprensa Periódica Beirã em Tempos de Mudança
Autor: Regina Gouveia
pág: 168
ISBN: 978-989-667-104-4
16,00 € Adicionar

Atualizado em: 12-09-2014


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal