Fonte da Palavra

-
Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal

Rute Ribeiro

Autores > N - R

Chamo-me Rute Sofia da Silva Ribeiro, nasci na Maternidade de Oeiras a 27 de Outubro de 1982, sou filha de gente humilde e fiquei com a Patologia de Paralisia Cerebral (Deficiente Motora) por falta de oxigénio no cérebro devido a negligência médica ocorrida durante o parto. Segundo entendi, teria sido uma injeção dada a minha mãe para retardar o parto a causadora do estado em que me encontro desde que nasci.
Durante catorze anos e meio, estive no Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian para aprender a ler e a escrever no computador e a acionar a minha cadeira-de-rodas motorizada com o queixo. Após ter finalizado o 6º Ano no Centro de Paralisia Cerebral, fui empurrada para as “Escolas Normais”, coisa que não foi muito fácil para mim. Ao princípio estranhei imenso, mas depois acabei por me adaptar e fazer novos amigos: os meus ex-colegas e os meus ex-professores. Frequentei a Escola Básica Mestre Domingos Saraiva, tendo participado com a minha turma, numa viagem de Finalista do Nono Ano a Nova Iorque em Março de 2001.
Tive de ser operada no Instituto Português de Oncologia onde granjeei mais amigos. Após dois meses e meio de recuperação, regressei aos estudos e segui em frente. Admito que não foi nada fácil ultrapassar este tremendo e inesperado obstáculo trazido pela vida, pois não estava preparada para enfrentar tal situação, mas hoje posso dizer que consegui vencer o Cancro e estou livre de perigo.
Frequentei, durante quatro anos as Escolas Secundárias David Mourão Ferreira e D. Pedro V, tendo concluído os meus estudos. Nestas escolas tive de lutar contra as barreiras físicas arquitetónicas que limitam a movimentação a pessoas, como eu, com Paralisia Cerebral, chegando à conclusão de que os governantes portugueses não manifestam qualquer preocupação pela matéria.
Estando a saúde dos meus pais a degradar-se, passei a residir desde há seis anos numa Instituição chamada FADFP - Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, localizada em Miranda do Corvo.
Há cerca de três anos comecei a compor alguns poemas, para mim com algum significado, e apercebi-me que poderia, talvez, editar um livro de Poesia e ser alguém na vida. Dei asas à minha imaginação e foi assim que nasceu “UM ANJO COMO EU” no qual expresso os meus sentimentos e abordo poética ou prosaicamente temas da vida das pessoas como eu: “A Paralisia Cerebral vista perante a Sociedade”, “Ser Deficiente Motora”. “UM ANJO COMO EU” contém a minha mensagem de deficiente motora que clama que nós, com Paralisia Cerebral, temos numerosas capacidades naturais capazes de serem úteis para os seres humanos nossos irmãos, infelizmente desconhecidas à quase totalidade do mundo que nos cerca.

Um Anjo como Eu
Autor: Rute Ribeiro
Pág.: 88
ISBN: 978-989-667-158-7
10,00 € Adicionar

Atualizado em: 12-09-2014


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal